POR QUE EXISTIMOS

Compromisso com a educação

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Existimos porque acreditamos na educação e na força transformadora de tudo que é feito com muito amor.

Existimos porque diante dos desafios em educar encontramos caminhos para transformar vidas.

Existimos para ser a Família CEC, uma equipe de educadores, alunos, pais, familiares e amigos.

 

Nossa história

1980: A educadora Maria da Conceição de Azevedo Bahia Lima, Boneca, funda em fevereiro a Casa Escola da Criança – CEC – uma escola para educar crianças de 3 a 6 anos com a filosofia de trabalho Montessoriano.

1987: O CEC passa a ampliar seu público ao segmento do Ensino Fundamental I.

1992: Boneca transfere a responsabilidade administrativa do CEC às atuais proprietárias, Lis e Helen.

1993: Inicia-se a extensão do Ensino Fundamental II, e com isso é atribuído um novo significado à sigla CEC – agora Centro de Educação e Cultura.

1995: A escola passa a oferecer Ensino Médio.

2003: Um novo tempo para uma nova escola – firma-se a parceria com a Diocese de Janaúba e o CEC Diocesano assume um perfil católico ecumênico, ampliando assim o compromisso com a formação humana de seus alunos.

2014: Criou-se a Unidade de Educação Infantil do CEC Diocesano - a 400 metros da sede própria, com ampla área verde e proposta de maior contato com a natureza – diante da demanda de oferecer um espaço ainda melhor para nossas crianças.

Existimos há 42 anos e temos orgulho de nossa caminhada. Hoje já colhemos frutos de nossas primeiras gerações de alunos: ex-alunos que são também profissionais de sucesso, pessoas do bem, funcionários do CEC e pais de alunos. São frutos que refletem a continuidade do processo educacional de qualidade e nos motivam a ir cada dia mais longe.

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NO QUE ACREDITAMOS

Acreditamos nas pessoas, em seu potencial, em sua individualidade. Acreditamos no amor, na harmonia, no equilíbrio, na leveza, na sabedoria. Acreditamos nas relações interpessoais e na união transformadora. Acreditamos que o CEC é um ambiente propício para a mistura de tudo isso, é um espaço de construção de conhecimento norteado por princípios, valores e estruturada pelo potencial de cada um que constrói a nossa escola.


Nossa Política Institucional é:

 

I - VISÃO

Sermos reconhecidos como uma instituição de referência na área educacional, buscando e criando novos paradigmas com a certeza de que seremos a escola com perfil cristão, ecumênico, para alunos, famílias e profissionais da educação, aprimorando a qualidade das relações humanas.


II - MISSÃO

Compreender, atender, satisfazer e superar as necessidades e expectativas dos alunos e famílias - nossa razão de ser.

Nossa meta é encantar a todos, mantendo e melhorando a imagem do CEC DIOCESANO como uma instituição católica de referência na área educacional.

Sendo a melhoria contínua da qualidade aspecto primordial da nossa caminhada, é necessário um trabalho cooperativo cristão envolvendo direção, técnicos, professores, funcionários, alunos, famílias e comunidade, em que ouviremos e responderemos a todas as ideias e sugestões.

Buscar continuamente a excelência como pessoas e organização, contribuindo na formação holística e na evangelização da nossa gente.


III - PRINCÍPIOS

Nossos princípios são o pleno desenvolvimento do aluno, seja nos aspectos psicossocial ou intelectual, considerando-o como ser cognoscente dentro de um processo construtivista sociointeracionista de aprendizagem e buscando, com o processo educativo, a autonomia moral e intelectual de nossos alunos, levando-os a serem capazes de se comprometerem com a história de seu tempo, tendo como armas o diálogo e a deliberação. Ofereceremos um educação que integra qualidade viabilizada em excelência acadêmica, articulando conhecimento e qualidade de vida, solidariedade e crescimento espiritual numa dimensão cristã.


IV - VALORES

Para alcançar nossa visão, missão e manter nossos princípios, todos os integrantes do CEC DIOCESANO permearão suas ações nos seguintes valores:

  1. Fraternidade, respeito, humildade, solidariedade e afetividade nas relações.

  2. Comprometimento com o trabalho cooperativo e interação do grupo

  3. Iniciativa e rapidez no atendimento aos clientes.

  4. Disciplina e organização na rotina profissional.

  5. Determinação para melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados.

  6. Ética em todas as dimensões da vida pessoal e profissional

  7. Educar na misericórdia e no perdão, na paz e para a paz, acolhendo e respeitando todos.

O QUE FAZEMOS

Orientamos a construção do conhecimento através de pilares fortes e alicerces concretos, a fim de contribuir para a formação de um cidadão competente, reflexivo, atuante, produtivo, crítico e criativo; produtor do conhecimento como processo dinâmico de aprendizagens significativas, numa interação dinâmica e afetiva, necessário para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Nossa interferência não se restringe à sala de aula nem apenas ao aluno em si, mas abrange toda a comunidade escolar em diversos projetos extracurriculares, eventos escolares, apoio pedagógico e psicológico.

 

Acreditamos que o desenvolvimento da pessoa e dos grupos ocorre a partir de processos internos de auto-organização, tornando-se fundamental considerar que as pessoas são diferentes umas das outras, aprendem de maneiras diferentes. Concebendo a autoplasticidade da mente e a inteligência como um processo dinâmico, flexível e abertoa mudanças.

De acordo com Monique Deheinzelin a”. Considerando que toda transformação é sempre uma criação, uma transgressão às regras, normas e convencionalidades dos sistemas é necessário que os alunos conheçam as regras, normas e convencionalidades dos objetos de conhecimento, para que possam transformá-los, transformando-se a si próprios e garantindo a sua identidade cultural.

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COMO FAZEMOS

Promovemos a educação através de práticas alternativas, articuladas e planejadas para possibilitar um maior envolvimento do aluno com a disciplina, sendo capaz de organizaras informações e conclusões elaboradas e, ao mesmo tempo, construir uma visão mais crítica e participativa no mundo em que vive. Os alunos são inseridos em situações dinâmicas e experiências adequadas à faixa etária e conteúdo estudado, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Nossos profissionais são continuamente capacitados para atuar da melhor forma como educadores e mediadores da formação de nossos jovens.


Utilizamos como estratégias:

  • desenvolvimento das responsabilidades individuais,  no processo coletivo;

  • a contribuição de cada componente com o seu saber próprio, valorizando assim, as habilidades de cada um para um produto que é do grupo;

  • exercício da disciplina e organização, promovendo um clima de respeito e amizade;

  • prazer das descobertas compartilhadas e do esforço dividido;

  • as técnicas de debate,  painéis, desempenho de papéis e julgamentos históricos, que permitem ao aluno não somente expor seus conhecimentos, mas também emitir  opiniões,  fazer escolhas e desenvolver seu espírito crítico, além de se tornarem uma oportunidade de trabalhar cooperativamente em grupo;

  • estímulo à participação política e social, seja em eventos promovidos pela própria comunidade, seja em eventos de caráter social, cultural, esportivo, etc. , nos quais o exercício da cidadania pode ser iniciado e levado à prática.